Alimentação

Alimentos Indicados e Proibidos em Caso de Hemorragia

Hemorragia

Hemorragia é a perda de sangue por rompimento de vasos, pode ter causas variadas e ser interna e externa. A hemorragia pode ser fatal e uma pessoa com perda excessiva de sangue deve ser socorrida o mais rápido possível e diagnosticada por um médico especialista, no caso o médico hematologista.

Perda de sangue simples como a gengival, no nariz, na urina e fezes, excesso de menstruação, corte que não para de sangrar podem ser sinais hemorrágicos relacionados a doenças graves e plaquetas baixas. Procure orientação médica em qualquer um desses casos.

alimentos-que-evitam-ou-provocam-hemorragia-

A alimentação saudável tem função de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. No caso de pessoas com tendência a ter hemorragia, alguns alimentos podem favorecer o quadro hemorrágico e outros evitar. Confira abaixo o que comer e o que evitar mediante a situação de risco.

Alimentos que pioram a hemorragia

Alguns alimentos contêm uma substância chamada de salicilatos que retarda o processo de coagulação podendo piorar o quadro hemorrágico. Entre eles temos frutas como o morango, a uva, a ameixa in natura, o pêssego, a tangerina ou mexerica, a maçã, abricó, nectarina, hortaliças como o pepino, o tomate, a pimenta, a batata e as castanhas em geral. (Dados da Associação Brasileira de Nutrição, a Asbran).

O gengibre, a cebola e o alho, embora não tenha salicilatos, podem atrasar a coagulação sanguínea, com ação antitrombótica, sendo contra-indicadas em casos de hemorragias e plaquetas baixas. (Informações da infectologista da Universidade Federal de São Carlos, Vólia Almeida).

Alimentos que evitam hemorragia

Todas as verduras com folhas escuras como o agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula e frutas como acerola, abacaxi, laranja e caju são indicadas em caso de hemorragias. Carnes magras, sucos com frutas ricas em vitamina C e hortaliças cruas, caldos e água também ajudam evitar hemorragias e melhorar a saúde.

Outro fator importante é manter-se hidratado, bebendo de 3 a 5 litros de líquido ao dia, entre água, sucos diluídos, sopas e caldos.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • alimentos que evitam hemorragia
  • alimentos bons para hemorragia
  • alimentos bons pra depois de hemorragia
  • ver fruta que é bom para combater hemorragia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gabriela de Lima Laureano Binotto. disse:

    Estou menstruando a uns 10 dias, só aumenta o sangramento, tenho endometriose, acredito que devido a isso, o frio me faz menstruar, o calor também, visto que sou do Rio Grande Do Sul e nesta época principalmente, as temperaturas variam muito aqui. Estou meio em pânico, em tempos de feriado de carnaval, não sei muito oque fazer para parar com isso, sou casada, não posso ter relações com meu marido. Sinto cólicas, de acordo com a intensidade do frio ou do calor. Preciso de ajuda.

    • Graci disse:

      Olá Gabriela
      Procure se alimentar conforme as indicações da nossa matéria e um médico para avaliar seu caso e fazer a medicação correta.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.