Alimentação

Alimentos que Devemos Evitar o Excesso nos Distúrbios da Tireoide – Alimentos Ruins e Bons para Tireoide

Alimentação e Distúrbios da Tireoide

Muitas pessoas acreditam que os problemas de tireoide não estão relacionadoa a alimentação, mas é bom saber que tanto para quem tem hipotireoidismo (baixa produção de hormônios da tireoide) ou hipertireoidismo (Alta produção de hormônios da tireoide), alguns alimentos podem piorar o quadro da doença e interferir no tratamento.

Certos minerais e substâncias encontradas nos vegetais ou outros alimentos agem de forma negativa nos sintomas e metabolismo da tireoide, principalmente se ingeridos em grande quantidade ou com muita frequência.

alimentação-saudável-disturbios-da-tireoide-o-que-comer

A tireóide é uma glândula em formato de borboleta localizada na parte da frente do pescoço e responsável pela produção de hormônios no nosso organismo. O bom funcionamento da tireoide está ligado de forma direta na saúde do coração, do cérebro, nas funções renais e hepáticas.

Mas quais são os alimentos que devemos evitar ou controlar seu consumo no caso de disturbios da tireoide? Veja abaixo alguns dos alimentos que devemos ter atenção para que eles não influenciem no metabolismo tiroidiano e piore quadros de doenças da tireoide.

Alimentos não indicados para a tireoide

Segundo a Dr. Laura Ward, Presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, alimentos com isoflavonas em excesso tendem a causar bócio (alimentos bociogênicos), no caso couve, nabo, repolho, e soja. O recomendado para pessoas com problemas de bócio é comer estes alimentos duas a três vezes na semana.

O excesso de sal descontrola o metabolismo da tireoide e é prejudicial para todos, principalmente pessoas com distúrbio da tireoide ainda não manifestado, mas com sinais anunciados em exames laboratoriais ou pessoa já diagnosticada com problemas da tireoide.

A soja é um alimento rico em nutrientes e substâncias saudáveis, porém contém substâncias fitoestrógenas que podem interferir no equilíbrio da tireoide, levando ao hipotireoidismo e bócio pessoas com predisposição à doença.

Nas ervilhas, cevada, centeio, nas algas assim como na soja, são encontrados os fitoestrógenos, que podem afetar as funções da tireoide, diminuindo a absorção do iodo e dos hormônios da tireoide.

A couve-flor e o brócolis em excesso também alteram as funções tireoidianas.

Alimentos com cafeína, glúten, carboidratos, ovo, castanha do Pará agem no metabolismo da tireoide e devem ser evitados em excesso.

Alimentos que favorecem as funções da tireoide

O segredo está na dieta saudável e equilibrada, porém alguns alimentos favorecem o bom funcionamento tireoidiano como o feijão, as amêndoas, as sementes da abóbora.

O leite, as algas, a gema de ovo, os frutos do mar, os peixes de água salgada são alimentos ricos em iodo e outros minerais que agem diretamente na tireoide e devem ser ingeridos com moderação por pessoas com disfunções hormonais tireoidiana.

Escreva sua dica, ou comentário sobre os alimentos que devemos evitar nos distúrbios da tireoide.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.