Alimentação

Benefícios da Mandioca para a Saúde – Porque a Mandioca é Indicada para Diabéticos

Benefícios da Mandioca para a Saúde

Diferente do que a maioria das pessoas acredita mandioca apesar de calórica, é um alimento indicado para pessoas com diabetes, por ter baixo índice glicêmico. Na mandioca encontramos dois tipos de carboidratos, conhecidos como Amitopectina e Amilose, que juntos evitam o pico de açúcar no sangue, onde a glicose é liberada aos poucos no sangue o que favorecem o organismo de pessoas com diabetes, desde que consumida com moderação. Os benefícios da mandioca são vários, sendo este um dos mais importantes, por ser um alimento que nutre muito usado na culinária e que é rico em vitaminas.

nutrientes-e-benefícios-da-mandioca-para-a-saúde

Nutrientes da mandioca

Na mandioca encontramos vitamina A, do complexo B, C, D, fibras, carboidratos como Amitopectina e Amilose que proporciona baixo índice glicêmico na raiz e minerais como o cálcio, ferro, magnésio, selênio, zinco, cobre, potássio, açúcar e baixo índice de gorduras e contem 160 calorias a cada 100 gramas da raiz. São muitos nutrientes que trazem muitos benefícios para a saúde.

Nativa da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é da família das Euphorbiaceae, fonte de energia e já foi chamada de “pão da terra” e “rainha do Brasil” e é conhecida no mundo todo, e no Brasil é chamada ainda por aipim, mandioca, macaxeira, castelinha, dependendo da região.

Benefícios da mandioca

Além de ser um alimento indicado para pessoas com diabetes, a mandioca é anti-inflamatória, favorece a digestão, melhora a imunidade, previne a osteoporose, melhora o cérebro, previne alguns tipo de câncer, melhora a pele e os olhos.

Rica em fibras, a mandioca favorece o trânsito intestinal e diminui o inchaço abdominal e ajuda emagrecer. A mandioca ainda dá saciedade, um fator muito importante para quem quer perder peso, que deve ingerir alimentos que saciam a fome por mais tempo. Outra dica é colocar a mandioca na refeição como única fonte de carboidratos, fazer uma dieta equilibrada e saudável além de praticar atividades físicas, indispensáveis para quem quer emagrecer e ter boa saúde.

Ótimo para ajudar controlar o estresse, evitar depressão devido ao aumento dos níveis de serotonina após ingerirmos a mandioca.

Temos a mandioca branca e a amarela, que é rica em betacaroteno, substância antioxidante que previne o envelhecimento precoce, doenças crônicas e degenerativas e o câncer.

Para a saúde dos ossos, a mandioca ajuda fortalecer os ossos por conter cálcio, além do ferro e fósforo, combatendo também a osteoporose, principalmente em mulheres após a menopausa.

Segundo estudos da Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB, a mandioca tem uma substância conhecida como linamarina, que pode ser usada no combate do câncer, como uma quimioterapia menos invasiva.

A melhor forma de comer mandioca é cozida em caldos de mandioca, receitas ou só cozida, evitando fritar deixando-a mais calórica.

Estes benefícios da mandioca precisam ser conhecidos, para que este alimento de custo baixo e bem brasileiro tenha mais espaço na dieta do dia a dia das pessoas.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre os benefícios da mandioca para saúde humana.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.