Alimentação

Benefícios da Mostarda – Tudo Sobre Tipos e Sementes

Com folhas grandes no formato que pode variar conforme a qualidade, a mostarda é uma hortaliça pouco usada nas maiorias das regiões brasileiras, mas de sabor marcante e rica em nutrientes. Da família da couve e do brócolis, trata-se de uma verdura sensível, com ciclo rápido que prefere clima mais ameno para se desenvolver melhor. As folhas da mostarda podem ser verdes levemente escurecidas, arroxeadas ou avermelhadas e ser lisa ou crespa. Veja abaixo os tipos de mostarda e como são usadas.

Tipos de mostarda

Os tipos de mostarda são vários, podendo ser:

  – mostarda oriental (Brassica juncea), também conhecida como mostarda da China, mostarda da Índia, mostarda marrom ou mostarda castanha, sendo a mais usada no preparo de saladas, sopas e receitas em geral. A hortaliça pode ser verde levemente escura, avermelhada ou arroxeada como mostra a foto 1 e 2;

 –  mostarda nigra ou mostarda negra (Brassica nigra) mostrada na foto 3, tem sementes escuras usadas na culinária e para fazer óleos e condimento. Suas folhas são comestíveis, porém, pouco usadas;

 –  mostarda branca (Sinapis Alba), também conhecida como mostarda amarela, da foto 4, tem sementes claras muito usadas no preparo do condimento mostarda. Suas folhas são pouco usada na culinária.

A colheita das folhas da mostarda deve ser feita com a planta ainda jovem, após a floração o foco está nas sementes, muito usada no preparo de óleos, do condimento e em receitas. Pode-se usar na culinária as folhas, as flores amarelas, o caule, a raíz e as sementes da mostarda. Confira abaixo fotos com cada tipo da hortaliça.tipos-de-mostarda-e-benefícios-da-mostarda

Benefícios da mostarda

Os benefícios da mostarda são inúmeros, trata-se de uma planta rica em vitaminas A, B1, B2 e B5, além de cálcio, ferro, fósforo, fibras e proteínas. Com efeito antioxidante, os benefícios da mostarda estão no combate aos radicais livres, prevenindo e envelhecimento precoce das células, nas fibras, melhorando o funcionamento digestivo e intestinal, diminuindo o colesterol e protegendo assim o coração.

Pouco calórica, é indicada em dietas para emagrecer. A cada 50 gramas de mostarda temos 15 calorias. Suas folhas são usadas no preparo de saladas, sopas, refogados, tortas, sabendo que para aproveitar ao máximo seus nutrientes a dica é comer a verdura crua.

Um estudo recente feito na Carolina do Norte nos EUA, mostra que a mostarda tem efeito benéfico considerável nos músculos, comparado ao esteróide, com a vantagem de não ter contra indicação. A publicação que consta no FASEB Journal afirma que os estudos feitos em ratos alimentados com a substância brassinosteróide, hormônio natural encontrada na mostarda tem poder de aumentar o apetite e as fibras musculares. Trata-se de um esteróide natural e saudável que aumenta a massa magra corporal.

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