Alimentação

Comer Carboidratos é Mais Perigoso do que Comer Gorduras?

Comer mais Carboidratos ou mais gorduras?

Os fãs da dieta Low Carb ou pouco carboidrato devem estar felizes, já que um estudo publicado na The Lancet afirma que comer carboidrato é mais perigoso para a saúde do que comer gordura. Com muito questionamento, a informação chegou trazendo muitas dúvidas, já que contraria a pirâmide alimentar, que afirma que 55% da nossa alimentação diária devem ser de carboidratos, 18% em proteínas e 25% de gordura.

 Segundo o estudo divulgado, o excesso de carboidratos está ligado a mais casos de AVC, infarto, insuficiência cardíaca, ou seja, mais mortalidade. São 28% mais mortes em pessoas que se alimentavam com mais carboidratos e 28% menos morte em pessoas que preferiam mais gorduras.

comer-carboidratos-é melhor-do-que-comer-gorduras-estudosOs questionamentos a respeito da informação estão relacionados a que tipo de carboidratos são mais prejudiciais para a saúde? E a gordura saturada não é prejudicial para saúde? É preciso mudar o hábito alimentar?

Porque devemos escolher os carboidratos?

A dica da maioria dos profissionais da saúde é que devemos optar pelos carboidratos de baixo índice glicêmico, tipo batata doce, pão integral, massa integral, etc. Os alimentos de baixo índice glicêmico são aqueles que trazem mais saciedade, são digeridos melhor pelo nosso organismo, são ricos em fibras e não causam pico de glicemia ou açúcar no sangue.

O excesso de carboidratos simples causa obesidade e doenças cardiovasculares, eles também viram açúcar ao serem metabolizados, sendo um veneno para diabéticos e podem causar diabetes.

As frutas, legumes, verduras também tem carboidratos, mas em pequenas proporções e são ricas em nutrientes.

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E as gorduras?

A gordura saturada é a de origem animal, que faz mal, e temos ainda a gordura trans, encontrada em recheio de biscoitos e outros alimentos que não são saudáveis.

A gordura animal é aquela carne com gordura ao redor, que podemos ver como a costela de boi, o cupim, a picanha e até a fraldinha ou ainda a gordura que não vemos, mas está lá como os embutidos, frituras entre outros, que trazem ainda o excesso de sal.

A gordura saturada pode ser encontrada em alguns vegetais como o óleo de coco, o abacate, considerados saudáveis, mas em pequenas quantidades. O excesso de gordura saturada causa doenças cardiovasculares.

Prefira gorduras boas, também com moderação, como o azeite, as castanhas, nozes, coco, peixes, sementes.

Conclusão sobre comer carboidratos

O excesso tanto de carboidratos como de gorduras fazem mal. Outra dica é controlar as calorias que ingerimos.

O ideal é trocar os carboidratos simples pelo integral, ricos em fibras.

Outra dica é comer mais frutas, verduras, legumes, que são nutritivos, ricos em fibras, dão saciedade e ajudam a diminuir o consumo de carboidratos e gorduras.

Alimentos ricos em gorduras boas como salmão, sardinha, óleo vegetais como de linhaça, gergelim, de soja, as sementes e frutas.

 Evitar os extremos, excessos, dietas severas. Fazer uma dieta equilibrada e tudo vai depender do esforço físico diário, da idade, da energia que gastamos.

Escreva sua opinião sobre comer carboidratos é mais pergoso do que comer gorduras.

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