Mamãe, Bebê e Criança

Como Evitar Ciúmes com a Chegada do Irmão – Dicas de Cuidados para Unir os Irmãos Pequenos

Evitar Ciúmes com a Chegada do Irmão

O bebê da casa ainda é pequeno, acabou de nascer e a mamãe descobre que está grávida, ou, a criança já está bem crescidinha e a notícia da chegada de um irmão se torna uma ameaça para a criança, o que fazer? Como evitar ciúmes com a chegada do irmão?

Para os pais, evitar ciúmes com a chegada do bebê é tudo o que querem e buscam uma forma de unir a família desde cedo. O que fazer para que o irmão mais velho receba o novo integrante da família com amor e seja seu companheiro para a vida toda? Separamos algumas dicas ótimas para amenizar o sentimento de ciúme, que apesar de natural e humano, em excesso traz prejuízos emocionais para a família toda e em alguns casos ser motivo de agressão entre crianças e preocupação para os pais.

Como Evitar Ciúmes entre irmãos

Desde a gravidez, a chegada do bebê e o convívio dia a dia é preciso atenção e alguns cuidados para não fazer com que a criança que até aquele momento era o centro das atenções, se sinta abandonada, desprezada, esquecida e desperte nela sentimentos negativos como o ciúme ou até a vontade de agredir o bebê.

São visitas com presentes para o novo bebê da família, todos querendo ver a carinha do bebê, falar e comentar sobre ele, sem muitas vezes prestar atenção que a criança está observando tudo e precisa de atenção e carinho para que este momento tão importante na família seja também compartilhado com ela.

como-evitar-ciúme-entre-irmãos-após chegar-um-bebê-

Todo este processo complicado após o nascimento de um irmão ou irmã é mais difícil de lidar em crianças de três a seis anos, época que já entendem bem tudo e sentem que podem ser trocados e que vão precisar dividir a atenção dos pais e familiares. Muitas destas crianças começam fazer coisas que não faziam antes como fazer birras, querer chupeta, querer imitar bebê, etc.

Entender a situação do filho mais velho, ajudar dominar o sentimento e evitar ciúmes entre irmãos é uma tarefa que precisa de muita compreensão dos pais e familiares, fazendo com que o criança ganhe confiança na família e em si, consiga expressar e dominar o ciúme naturalmente.

Um fator muito importante nesta situação de educação das crianças é que os pais precisam se unir nesta tarefa delicada, de forma que seu filho veja neles firmeza, segurança, apoio e força e venha confiar no amor e no que dizem pela vida toda.

Incluir na criança nos preparativos da chegada do bebê, nos exames de ultrassom, é uma forma de fazer com que ela se sinta valorizada naquele momento familiar.

Peça ajuda em pequenas tarefas, sem obrigar a criança a fazer nada e sim com pequenas ajudas que a farão sentir necessária, como segurar o sabonete na hora do banho do bebê, ajudar pegar a fralda, a pomada, o talquinho, etc., valorizando sempre seu importante trabalho.

Crie um momento a sós com seu filho maior, compre um mimo para ele quando sair para as compras, faça-o dormir às vezes, faça elogios pela sua atuação, entenda sua situação.

Mostre com palavras a importância dele no desenvolvimento do bebê, como ele ajuda e pode ser útil e agradável.

Evite castigar a criança por más ações em relação ao bebê, prefira conversar com amor e carinho, fazendo-a entender a situação, aplique o castigo somente em último caso.

Agir com naturalidade, mostrar que às vezes a prioridade são os cuidados com o bebê, mas nem por isso ela está esquecida e também terá a atenção dos pais quando necessário é importante.

Faça atividades que fazia com ela antes do bebê nascer.

Algumas pessoas aconselham dar um presente para a criança maior no dia da chegada do bebê, e afirmar que foi presente do novo integrante da família. Esta situação é aceitável, porém, o objetivo é fazer a criança ser gerreira, superar a fase e aceitar com força as diversidades tão comuns na vida, um aprendizado que vale para a vida toda, e que superar a crise precisa de coragem e não que seus problemas podem ser trocados por presentes, um sinal de fraqueza que pode prejudicar a criança ao longo da vida.

Escreva aqui no site EssaseOutras sua experiência e dicas sobre como evitar ciúme entre irmão pequenos após o nascimento do bebê.

Assuntos do Artigo:
  • irmãos pequeno e o ciume

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.