Horta e Jardinagem

Como Plantar Mostarda com Semente e com Muda – Dicas de Cultivo de Mostarda em Vaso e Horta

Como Plantar Mostarda

Um vegetal de sabor único, levemente picante e inconfundível, a mostarda é uma hortaliça da família das Brassicas, que podemos usar em saladas, refogada, na sopa, no recheio de pães e massas e que tem muitos nutrientes e benefícios para a saúde. De fácil cultivo, plantar mostarda requer um pedacinho de terra adubada num canto da horta ou dum vaso, sol pleno e regas regulares e em pouco tempo teremos lindas folhas de mostarda para saborear nas refeições.

São vários os tipos de mostarda, a mostarda oriental (arroxeada), a mostarda negra ou nigra, a mostarda branca, diferindo no formato da folha e cor, porém os nutrientes e benefícios são bem parecidos. A forma de plantar mostarda é o mesmo, independente da qualidade do vegetal.

como-plantar-mostarda-em-hortas-caseiras-ou-vaso

Nutrientes da mostarda

Na mostarda temos vitaminas A, do complexo B, C, fibras, minerais como o cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, magnésio e proteínas. Nela encontramos substâncias antioxidantes e saudáveis muito importantes para a saúde e bem estar do nosso corpo.

Benefícios da mostarda

Muito indicada para fortalecer os músculos, com comprovação científica, a brassinosteróide, substância encontrada na mostarda é um esteróide natural, ajudando na formação da massa magra, afirma estudos da Carolina do Norte nos EUA.

Pouco calórica, a cada 10 gramas de mostarda temos 30 calorias, o que a faz especial em dietas para emagecer. A mostarda ajuda prevenir o envelhecimento precoce, combater o excesso de gordura no sangue, é digestiva, previne doenças do coração, fortalece os ossos, combate a anemia entre muitos outros benefícios.

Como plantar mostarda

Para plantar mostarda por semente é simples, basta comprar as sementes numa loja de confiança, para que elas germinem todas ou a maioria. A semeadura pode ser feita no lugar definitivo ou em sementeiras, sendo replantadas as mudas quando atingirem 4 a 5 folhas.

A melhor época para plantar mostarda é de março a abril. O plantio da mostarda pode ser feito em vaso, jardineira ou na horta, usando uma terra adubada, com boa drenagem.

A rega deve ser diária em dias quentes, mantendo o solo úmido sem encharcar.

Temperatura amena, com no máximo 27°C é o clima ideal para o cultivo de mostarda em casa. A planta pede sol pleno em lugares mais frescos e sol algumas horas do dia em regiões mais quentes.

É usado o mesmo processo de cultivo para plantar mostarda em hortas, jardineiras ou canteiro.

A colheita das folhas da mostarda pode ser feita em média com 40 a 70 dias após o plantio num ciclo de 130 dias aproximadamente. As sementes de mostarda também são usadas na culinária em forma de pasta de mostarda.

As pragas mais comuns na mostarda são os pulgões e formigas, que devem ser combatidas com repelentes naturais para o cultivo orgânico de mostarda.

Escreva sua dúvida ou dia aqui no site EssaseOutras sobre como cultivar mostarda.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.