Alimentação

Dente de Leão – Como Identificar, Nutrientes, Benefícios à Saúde, Contraindicação e Remédios Caseiros

Dente de Leão – Como Identificar, Nutrientes

Família das Asteraceae (Compositae), nativa do Sul do Brasil, pouco reconhecida como hortaliça comestível, sendo considerada como mato. O nome científico do dente de leão é Taraxacum officinale Weber e popularmente é também conhecido como chicória silvestre, taraxaco, amorosa, alface de cão, amor de homem.

folhas-e-flor-amarela-do-dente-de-leãoConfundida com a serralha, almeirão do mato ou radite, o dente de leão é identificado pelas folhas serreadas, quase sem caule, onde as folhas saem diretamente da base avermelhada, outras hastes longas que saem da base com uma única flor amarelo ouro (Inflorescência) e hastes longas que também saem da base e formam em cada uma delas um pompom (esfera branca = fruto) onde costuma-se brincar fazendo um pedido e soprando, deixando voar as cerdas finas e  desfazendo o pompom.

tudo-sobre-dente-de-leão-nutrientes-e-benefícios-para-saúde

Benefícios do dente de leão para saúde

Diurético, colagogo, fonte de potássio o que é faz diurético, poderoso no combate da hipertensão.

O dente de leão combate hemorróidas, prisão de ventre, problemas intestinais, erupções da pele, e para purificar o sangue.

Nas doenças hepáticas, problemas do fígado, da bílis, dermatoses, reumatismo, artritismo, gota, excesso de ácido úrico como alcalinizante.

Doenças metabólicas, diabetes, vitilico, nevralgias, enfermidades renais e anemia.

Comer salada de dente de leão temperada com limão, sal e azeite ajuda regenerar e depurar o sangue, refrescar o intestino, e ótima para anemia.

As folhas de dente de leão podem ser usadas ainda refogadas como recheios, em sopas ou no feijão.

foto-de-dente-de-leão-nutrientes-e-benefícios-

Nutrientes do dente de leão

Cada 100 gramas de dente de leão têm 45,00 calorias; 7,00 de carboidratos; 2, 70 de proteínas; 0,70 de gorduras, 1 250 U.I. de vitamina A e 30 mg de vitamina C.

Na composição do dente de leão são encontrados ainda Flavonóides, potássio (297 mg a cada 100 g da folha), terpenos, trazendo grandes benefícios à saúde. O leite do dente de leão é saudável e terapêutico. Veja abaixo a foto de um “mexidinho” de ovo com dente de leão, uma delícia este omelete nutritivo e saboroso.

Como fazer omelete de dente de leão

Foi feito com um pé de dente de leão como este da foto acima. Lavar bem as folhas da planta, picar fininho e refogar no alho dourado no azeite. Assim que murchar as folhas, colocar sobre a verdura refogada dois ovos levemente batidos e temperados com sal, cebola e azeitonas pretas. Misturar bem até que os ovos estejam cozidos. Servir em seguida.

omelete-com-dente-de-leão-e-azeitonas-

Remédios caseiros com dente de leão

O leite do dente de leão é saudável e ajuda curar anemia, depurativo e indicado para enfermidades do fígado e da bexiga.

O indicado é tomar 2 a 3 colheres das de café ao dia por uma semana.

Uso do rizoma, raízes e folhas – chá com 2 a 8 g da raíz seca 3 vezes antes das refeições.

Usar 4 a 10 g da folha seca para 1 litro de água.

Suco fortificante com dente de leão

Bater folhas ou raiz  com cenoura e folhas de nabo. Beber para tratar doenças dos ossos, para fortalecer os dentes prevenindo cáries.

Contra indicação do dente de leão

Contra indicado em câncer do fígado, pâncreas e ducto biliar, hepatite, cirrose, cálculos e inflamação da vesícula, inflamação estomacal e úlceras, obstrução do intestino.

Escreva sua dica ou comentário sobre os benefícios a para saúde desta planta alimentícia não convencional (PANC).

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.