Beleza

Óleo de Rícino ou Mamona para Queda de Cabelo – Como Usar e Contra Indicações

Óleo de Rícino ou Mamona

A mamona (Ricinus communis L.) é uma planta da família das Euphorbiaceae também conhecida como palma de cristo, rícino, carrapateira ou mamoneira, muito comum em algumas regiões do Brasil, como São Paulo, onde nasciam caules ocos que com o tempo formavam arbustos com caule forte e sólido e folhas grandes. Os frutos em cachos de bolas verdes espinhosas, que ao amadurecer, se abrem sozinhas espalhando suas sementes lisas, brilhosas de coloração preta com detalhes em branco e pontos cinza e amarronzados. Das sementes da mamona é retirado o óleo de rícino.

óleo-de-rícino-para-tratar-queda-de-cabelo-como-preparar

A mamona é uma planta tóxica, se ingerida suas folhas ou a massa das sementes, pode levar à morte. Basta comer sete sementes para crianças e dez sementes para adultos para ter sérios problemas de saúde e até ser fatal. O óleo de rícino não é tóxico, já que as substâncias nocivas como ricina e ricinamina não ficam no óleo e sim na torta da semente da mamona, que é o resíduo da semente após a extração do óleo.

O óleo de rícino é usado como laxante, sendo contra indicado em crianças menores de 12 anos, gestantes, lactentes, pessoas com inflamação intestinal e com apendicite. Como cosmético, o óleo de mamona é muito usado na pele, cabelos, sobrancelhas e até nos cílios por algumas pessoas que já sentiram seu poder de hidratação e nutrição.

tratamento-para-queda-de-cabelo-com-óleo-de-rícino-remédio-caseiro-para-fortalecer-cabelo-

Óleo de Rícino para Queda de Cabelo

A boa nova para quem sofre com queda de cabelo é que óleo de rícino é um aliado para hidratar e nutrir os fios de cabelos, já que tem vitamina E, antioxidantes, ômega 6 e 9, sais minerais, é fungicida, anti bactericida e favorece a higienização, nascimento e crescimento de novos fios de cabelos.

Além de fortalecer os fios de cabelo, dar mais volume, maciez, deixar os cabelos sedosos, o óleo de rícino é usado também para combater caspa, como tratamento da pele e das unhas. Confira como usar o óleo de mamona no cabelo, com receitas variadas e simples de fazer.

Óleo de rícino com óleo de coco

Misturar 1 colher das de sopa de óleo de mamona ou rícino com 1 colher das de sopa de óleo de coco, 1 gota de essência (Opcional), misturar bem e passar na raiz do cabelo com massagens leves , deixar agir por 2 horas no couro cabeludo.

Lavar em seguida como de costume, com shampoo e condicionador, enxaguar bem até retirar todo o óleo. Secar normalmente.

Óleo de rícino com iogurte e gema de ovo

Bater uma gema de ovo com 1 colher de chá de água, misturar 1 colher das de sopa de óleo de mamona e 4 colheres das de sopa de iogurte natural.

Lavar bem o cabelo, passar a mistura no couro cabeludo fazendo massagem suave, deixar agir por 1 hora. Enxaguar bem o cabelo e finalizar com o condicionador.

Óleo de mamona no shampoo (Hidratação)

Colocar 1 colher de sopa de óleo de mamona em 200 ml de condicionador e lavar os cabelos normalmente. Passar o condicionador e deixar agir por 1 minuto.

Outra forma de tratar o cabelo com óleo de mamona ou de rícino é massagear o couro cabeludo com o óleo , deixar agir por em média 40 minutos e lavar os cabelos em seguida.

E você, já conhece os efeitos do óleo de mamona ou de rícino nos cabelos? Escreva sua dica aqui no site EssaseOutras.

Assuntos do Artigo:
  • óleo de carrapateira como usar

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.