Horta e Jardinagem

Pata de Elefante – Como Cultivar, Cuidados, Regas e Fotos

Pata de Elefante – Como Cultivar, Cuidados, Regas e Fotos

Planta ornamental, cujo nome se dá pela grande batata, ou seja, pata que ela ostenta próximo a raiz, que dela sobe um caule, que solta lindas folhas que pendem, e caem num belíssimo arranjo natural. Planta que pode estar num vaso proporcional ao seu tamanho, ou plantada em jardins e parques, que desperta curiosidade a prende a atenção de quem à ve.

como-cuidar-da-pata-de-elefante-flor-rega-podaLinda por natureza, a pata de elefante é imponente, muito usada para decoração de interiores e exteriores e  em paisagismo. Originária do deserto mexicano, a pata de elefante não suporta excesso de água, podendo apodrecer com um discuido em relação a isso. Confira abaixo dicas de como cultivar esta planta e ter ela em vasos ou jardins, sempre viçosa e forte.

como-cultivar-pata-de-elefante-em-jardim-

Como cultivar pata de elefante

Plante a pata de elefante num vaso grande e profundo em relação ao tamanho da muda. Quando perceber que ela cresceu, mude para um vaso maior. Ela pode ser plantada direto no chão, em jardins, parques, canteiros, etc. É preciso de terra fértil, ou seja adubada,  e em lugar ensolarado ou com pelo menos 1/2 período de sol ao dia.

cuidados-com-a-planta-pata-de-elefante-

A batata ou pata da planta é um reservatório de água, que a faz resistir muitos dias sem rega. Em dias quentes, a rega deve ser feita a cada 7 a 10 dias. Em dias frios, a rega pode ser feita em até 30 dias. Para verificar a necessidade ou não de regar a pata de elefante, a dica é sentir a terra, quando estiver seca, molhe-a.

pata-de-elefante-com-copa-multiplicada

Pata de elefante que renasceu

A adubação deve ser feita a cada três meses, com adubo 10-10-10. Em caso de ataque de pragas, como fungos, cochonilhas, caracóis e pulgões, a dica é pulverizar uma mistura com 30 ml de pinho sol e 70 ml de água sobre a planta ou ainda usar água com vinagre sendo 1 xícara de chá de vinagre para duas xícaras de chá de água.

como-cuidar-da-pata-de-elefante-doente-

Pata de elefante com copa tripla

A pata de elefante das duas fotos acima sofreu com o apodrecimento, foi salva a tempo e rebrotou com três copas.

É importante cuidar bem da pata de elefante, evitando regar exageradas, além dos cuidados com pragas e adubação. Caso a pata venha apodrecer, dificilmente ela vai se recuperar. Já em casos da perda das folhas e da raiz por abandono da planta, é possível a recuperação dela, replantando a batata ou pata e tomando os cuidados necessários para que ela reviva.

pata-de-elefante-florindo-fotoSeguindo estas dicas de cuidados com a planta, com certeza você vai tê-la por muito tempo decorando sua casa ou jardim. A floração da pata de efefante acontece geralmente em plantas grandes e adultas, podendo levar vários anos para se ver a flor, que acontece no centro da planta, subindo alguns galhos com lindas e delicadas flores brancas, veja foto ao lado.

Escreva seu comentário sobre as dicas sobre o cultivo da planta.

Assuntos do Artigo:
  • Pata De Elefante Como Cuidar

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

21 Comentários

  1. betania disse:

    como recuperar uma pata de elefante que o cachorro comeu as folhagens

  2. Carolina disse:

    Olá minha está com os caules caindo e com um lado da batata fofa saindo uma gosma branca! Pode ter sido por causa de mta chuva pois não água quase ela e esses dias choveu mto na minha região ! Pode me ajudar?

    • Graci disse:

      Olá Carolina
      Deve ser excesso de água sim, que apodrece a planta.
      Tente colocar ela num lugar seco, não regue para ver se a planta se recupera.
      Aconteceu uma leve apodrecida em uma pata de elefante aqui e ela se salvou.
      Boa sorte.

  3. Ana Tereza Ramos Gomes de Freitas disse:

    Minha pata de elefante estava com pequenos pontos dentro da folhagem compradas brancas e poucas folhas resolvi tirar as folhas e no final como já tinha pouco ficou só o tronco ,cortei. A pergunta é , será que vai aparecer novamente as folhas e como posso ajudar?

    • Graci disse:

      Olá Ana Tereza
      Se a pata de elefante estiver viva, ela vai rebrotar sim. O que pode acontecer é nascer com mais de uma copa, como mostra uma foto na matéria do site EssaseOutras sobre elas.
      Cuide dela conforme o recomendado e ela vai rebrotar.

  4. Paulo disse:

    um carro atropelou meu vaso que estava na calçada e repartiu a planta em duas partes, ela ja tinha um metro de altura, o galho botei num balde com agua há um mes já, e parece que esta saindo folhas novas do centro de folhas, elas estao mais clarinhas, mas sem sinal de raizes no tronco, e da pata com a raiz vou podar e replantar, ,,será que alguma das partes parte vai recuperar?

    • Graci disse:

      Olá Paulo
      Acredito que sim.
      Compartilhe aqui no Essaseoutras o resultado, será de grande valia para os leitores que gostam da planta.

  5. Maurineia Correa Silva disse:

    tenho uma pata de elefante tavo molhando todos dias agora sei como cuidar muito obrigado

  6. Tenho uma pata de elefante plantada em vaso grande.
    Porém agora o vaso partiu com o crescimento da planta.
    O que posso fazer?

  7. Lili Peruzzo disse:

    Se eu cortar as flores da pata de elefante, continuará a crescer a planta?

    • Graci disse:

      Olá Lili
      Se cortar as flores a pata de elefante continuará a crescer sim.
      Use uma tesoura de corte desinfetada e passe canela ou um produto cicatrizante para evitar contaminações na planta.

  8. Sandra disse:

    Minha planta está com folhas secas nas pontas, está bem minguadinha, a batata é pequena e sai facilmente da terra se eu puxar. Molho de vez em quando. Será que está com excesso de água ou pouca?Falta adubar??

    • Graci disse:

      Olá Sandra
      Com o tempo as folhas da pata de elefante vão secado, retire as folhas com as mãos, sem necessidade de cortar elas.
      A rega deve ser feita semanalmente em dias quentes e no inverno mensalmente, já que a batata é um reservatório de água.
      Mantenha sua planta num lugar com sol pelo menos metade do dia, ela precisa de luz solar para que suas folhas se mantenham verdinhas e saudáveis, senão, ela fica amarelada, perdendo a cor verde mais forte.
      Volte sempre!

  9. Bruna disse:

    Minha pata de elefante está com um lado da batata fofa, estou com medo dela morrer pois comprei ela de uma vizinha que se mudou e ela tinha uns 7 anos. Acredito que coloquei muita água nos últimos tempos pq achei q as folhas estavam amarelando p falta de água. Coloquei mais terra preta e húmus de minhoca e fertilizantes 10-10-10. Não quero perder minha pata, oq devo fazer?

    • Graci disse:

      Olá Bruna
      Deixe ela sem molhar por uns dias, coloque água somente quando a terra estiver seca. Pata de elefante é uma planta resistente.
      Estou torcendo por você e por ela.

  10. marcia elena manica ramos disse:

    oi gostaria de saber se a pata de elefante resiste a geadas

  11. ugo ricardo disse:

    bom dia tenho uma pata de elefante num jardim de inverno e estou percebendo que esta com fungos brancos gostaria de enviar fotos como posso fazer isso !!

    • Graci disse:

      OLá Ugo
      Ao mandar o comentário para o site Essaseoutras, clique em img, cole a url da foto (Veja na internet vídeos de como conseguir a url de foto) e envie.

      Sobre fungos na pata de elefante, a maioria das causas é excesso de umidade, já que ela deve ficar em lugar com sol direto a maior parte do dia e sem regas constantes para evitar que a terra fique encharcada ou úmida por muito tempo.
      Para combater pragas ou fungos a dica é pulverizar uma mistura com 30 ml de pinho sol e 70 ml de água sobre a planta ou ainda usar água com vinagre sendo 1 xícara de chá de vinagre para duas xícaras de chá de água.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.