Período Clássico da Grécia: Tudo sobre a Época Grega, Imagens- Confira
Período Clássico:
Logo que dominou a Ásia Menor o imperador persa Dario tentou invadir a Grécia iniciando um longo período de batalhas. Após sua morte seu sucessor Xerxes manteve os planos de invadir a Grécia, mas acabou sendo derrotado. Assim a Grécia teve de volta territórios que estavam sob o domínio persa e pôde se fortalecer.
Ainda assim o risco de invasões persistia, o que levou a criação de uma confederação marítima que recebeu o nome de Liga dos Delos.
Tudo isso levou ao crescimento de duas pólis rivais que se tornaram muito importantes: Atenas e Esparta.
Atenas

A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias. Se tornou um dos principais centros de exportação de vinho e azeite, além de produzir cerâmica em larga escala.
A diferença entre as classes sociais se acentuou com o enriquecimento dos proprietários de terras e o aumento do número de escravos.
Com o descontentamento do povo foi proposta uma reforma social legislada por Drácon e implementada por Sólon que entre outras coisas, suprimiu a escravidão por dívida.
Ainda assim as tensões continuaram e no ano de 560 a.C. Pisístrato tomou o poder e deu início as tiranias, distribuindo terras de aristocratas e instituindo o crédito ao pequeno camponês. Descontentes os eupátridas se aliaram a Esparta que tomou Atenas e manteve o poder dos grandes proprietários.
Passou a governar a cidade Clíntenes, um aristocrata que buscou a igualdade dos cidadãos perante a lei formando assim o conceito de democracia. Os eupátridas não gostaram nada disso e novamente se aliaram a Esparta, que invadiu Atenas mas desta vez foi derrotada.
Assim a democracia ateniense pôde se desenvolver, ainda que não fosse completa já que não admitia a participação política de comerciantes, escravos e mulheres.
Esparta
Sitiada ao norte da planície de Lacônia, a polis de Esparta teve origem das invasões dos dórios. Seu território havia sido dividido em lotes, onde trabalhavam os escravos do Estado, e dado aos guerreiros espartanos.
Por volta do século VII a.C. a monarquia começou a perder o prestígio e o poder executivo passou a ser exercido pelo Eloforato, órgão composto por cinco aristocratas eleitos em assembleia. Esparta foi a primeira pólis grega a permitir a participação do povo por meio de Assembleias.
Sua sociedade era formada principalmente por guerreiros que se dedicavam integralmente a treinamentos e eram sustentados pela massa trabalhadora.

O clima de hostilidade entre Atenas e Esparta só aumentava o que criou a nessessidade do estabelecimento de um plano de paz. Assim foi assinado no ano de 449 a.C. a Paz de Cálias e mais tarde em 445 a.C. a Paz dos Trinta. Além da paz entre as duas cidades, os tratados oficializavam o fim da guerra entre gregos e persas.
Mesmo com a assinatura dos tratados, Atenas e Esparta voltaram a se enfrentar no ano de 431 a.C. com a Guerra do Peloponeso. Após anos de batalhas Atenas acabou se rendendo o que desfez a Lida de Delos, beneficiou os persas que puderam ver a Grécia destruída e permitiu a hegemonia espartana.

Com o tempo Atenas se recuperou parcialmente iniciou uma revanche contra Esparta. O impasse só foi resolvido com um novo tratado que beneficiou a cidade de Tebas que acabou se tornando uma grande potência.
Com tantos conflitos a pólis grega acabou desgastada já que o comércio exterior ficou paralisado e a Pérsia voltou a dominar um grande número de territórios. A fuga de escravos e o enfraquecimento da agricultura também levaram ao que ficou conhecido como o fim da pólis.




Obrigado me ajudou muit no meu trabalho de história, as imagens estão muit boas.
***OBRIGADO***