Animais

Tudo sobre o Sapo / Rã Flecha Venenosa / Envenenada: Resumo e Fotos

.Tudo sobre o Sapo

.O Sapo ou Rã Flecha Venenosa / Envenenada é um dos animais mais letais do mundo e também um dos mais fascinantes. Apesar do pequeno tamanho, cerca de 60 mm de comprimento, o anfíbio possui um veneno como poucos no mundo e com esse bichinho todo o cuidado é pouco.

.Sua coloração vibrante em tons de verde ou azul com preto são o que mais chama a atenção. O sapo flecha pode ser encontrado em regiões de florestas tropicais como o Panamá, Costa Rica, Havaí e Colômbia. Os girinos são ainda menores e possuem coloração preta.

.Os sapos dependem da água quando girinos e se dão bem em ambientes de alta umidade. As larvas podem se desenvolver em poças de água, sendo que na forma de ovo são vigiados pelo macho e quando eclodem são transportados por ele até a água parada.

.Por possuirem uma coloração que possibilita pouca ou nenhuma camuflagem, os sapos necessitam de um outro mecanismo de defesa contra os ataques de predadores. É por isso que ele desenvolveu uma neurotoxina que é extremamente letal e pode matar até 10 pessoas adultas.

.Na natureza esse “veneno” serve apenas para a defesa própria, embora alguns predadores tenham encontrado um meio de burlar a toxina. Como é comum entre os seres vivos, a coloração forte ajuda a indicar aos desavisados que a espécie é muito perigosa.

.Outra relação que a espécie possui no ambiente em que vive é com as bromélias, plantas que abrigam os girinos ao mesmo tempo em que se beneficia dos nutrientes que esse deposita no ambiente. Se trata de uma relação mutualística.

Mas e você, o que achou do Sapo Flecha??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • sapo flecha
  • rã venenosa azul
  • tudo sobre sapo
  • rã da flecha venenosa
  • Rã venenosa
  • tudo sobre rã
  • tudo sobre sapos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Marcelo Best disse:

    Jamais vou encostar nesse sapo!

  2. victor hugo disse:

    o artigo esta muito bom , e muito interessante só acho que deveriam corrigir o texto abaixo da tabela escrita taxonomia , pois esta escrito estremamente e não extremamente

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.