Dietas e Exercícios Físicos

Dieta para Diabéticos – Alimentos Recomendados e Proibidos

Dieta para Diabéticos – Alimentos Recomendados e Proibidos

dieta-para-diabéticos-alimentos-recomendados-e-proibidos-A diabetes é uma doença carcterizada pelo excesso e açúcar no sangue. Um exame de sangue feito em laboratórios podem indicar os níveis de glicose no sangue, e se o valor exceder a 99 é sinal de perigo e pode ser diabetes.

Diabetes é uma doença que se não cuidada pode levar a complicações graves como problema renal, cegueira, amputação de membros entre outras.

A diabetes pode ser do tipo I, quando acomete pessoas menores de 20 anos e é causada por uma destruição autoimune das células do pâncreas, levando a insuficiência da insulina ou a diabetes tipo II que acomete geralmente pessoas com mais de 40 anos e geralmente é causada por maus hábitos alimentares ou ainda a diabetes gestacional.

Os sintomas da diabetes muitas vezes são silenciosos, fazendo-se necessário exames periódicos para controle, principalmente em pessoas com histórico familiar da doença.

Os sintomas mais comum da diabetes são, vontade excessiva de urinar inclusive à noite, muita sede, perda de peso repentina, visão turva, fome excessiva.

Dieta para diabéticos

 – Pessoas que foram diagnosticadas com diabetes devem eliminar em primeiro lugar o açúcar da alimentação. A alimentação deve ser balanceada rica em frutas, verduras de folha verde escura, legumes em geral, exceto abacate e coco.

 – Devem evitar frituras, alimentos e carnes gordurosas, carne de porco, ingerir laticínios somente desnatado e zero de gordura, queijo branco, ricota e versões light.

 – Carnes magras, frango sem pele, evitando coxa e sobrecoxa, coma peixes como salmão, pescada branca, linguado, atum e truta. Evite frutos do mar,  vísceras de boi, fígado, toucinho. 

 – Bolachas recheadas, bolos, tortas e amanteigados são expressamente proibidos. Prefira os bicoitos com fibras, livres de gordura vegetal hidrogenada  e açúcar.

 – Pão integral de preferência, sendo light ou diet, rico em fibras e livre de gordura e açúcar. Evite croissants, folhados, pão de queijo, pães recheados salgados ou doces.

 – Embutidos como salame, presunto, mortadela, salsicha, linguiça, lombo e copa devem ser evitados, prefira peito de peru, blaquet de peru, salsiche de frango ou de peru.

 – Dos ovos, prefira as claras. Evite cremes como maionese e prefira os molhos de iogurte desnatado.

 – Evite as oleoginosas como amendoim, castanhas, nozes, óleo de coco, banha de porco. Evite frituras, prefira grelhados e evite bebidas alcóolicas.

O recomendado é procurar orientação de um médico endocrinologista e seguir a risca as orientações médicas. O controle diário do nível de açúcar no sangue feito em casa com  o destro (aparelho medidor de açúcar no sangue) melhora as condições de vida da pessoa com diabetes.

Pessoas com diabetes que seguem direitinho as recomendações médicas e dietas tem sobrevida como qualquer outra pessoa.

Veja também chás caseiros para diabetes.

Escreva seu comentário sobre a dieta para diabéticos.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.