Culinária

Grãos de Kefir de Leite – O Que É, Como Fazer Kefir um Tipo de Iogurte Caseiro

Grãos de Kefir de Leite – O Que É

Grãos de kefir são compartilhados, multiplicados e compartilhados novamente e se bem cuidados nunca morrem. Levedura de bactérias boas, o kefir pode ser de leite ou de água e ambos são saudáveis e regulam a flora intestinal. Também conhecido como fungos do iogurte ou bichinhos do iogurte.

Após ganhar uma pequena porção de grãos de kefir de leite congelado, resolvi pesquisar sobre o assunto e descobri como estas bactérias do bem podem ser nossa aliada na saúde e bem estar e podemos ter em casa o kefir, líquido fermentado de sabor azedo ou um superiogurte com mais bactérias e levedura resultante da fermentação para usar em sucos, no preparo de queijo, e até para fermentar pães. Confira como preparar o kefir, como guardar, como fermentar pão, nutrientes e benefícios para a saúde.

como-preparar-iogurte-com-grãos-de-kefir-nutrientes-

Grãos de kefir

Grãos de Kefir

Os grãos de kefir de leite é uma cultura de bactérias, um grupo de 37 microorganismos que se multiplicam se alimentadas do leite. Não comercializado, e sim doado em sites especializados ou entre grupos de amigos, sabendo que para manter os grãos de kefir se multiplicando é preciso alguns cuidados como trocar o leite fermentado diariamente, manter fora da geladeira por um período de tempo e depois guardar na geladeira durante a noite.

Como preparar o kefir

2 colheres das de sopa de kefir alimenta 1 litro de leite, que pode ser integral, semidesnatado, desnatado ou leite de coco ou de castanhas.

Para grãos de kefir congelados, o correto é:

Descongelar os grãos de kefir em temperatura ambiente, em seguida colocar em uma xícara das de chá e completar com leite.

como-fazer-kefir-do-leite-

Grãos de kefir no leite

Fechar a xícara com filme plástico e deixar em temperatura ambiente por 24 horas.

No outro dia, descartar o leite encorpado que se formou e lavar os grãos com mais leite e num pote de vidro com tampa colocar 1 litro de leite em temperatura ambiente, colocar um papel toalha ou tecido de algodão, prender com um elástico, fechar o pote e deixar durante o dia fora da geladeira num local arejado e iluminado e durante a noite na geladeira.

Repetir o processo passando na peneira o kefir, guardando-o na geladeira por até uma semana e colocando mais leite nos grãos de kefir para que continuem vivos e produzindo mais kefir, a bebida saudável e rica em bactérias do bem.

Em dias frios pode manter os grãos de kefir com leite o tempo todo fora da geladeira, trocando diariamente o leite. Com o iogurte formado podemos bater com frutas ou coar num filtro de papel para obter um iogurte mais espesso, um cream cheese e até um queijo de kefir, que serão separados do soro do kefir, que não deve ser descartado e sim reaproveitado em receitas como gelatinas, sucos ou para fazer um delicioso leite fermentado de kefir.

Nutrientes do kefir

Rico em bactérias do bem e levedura, o kefir tem ainda elevado teor de cálcio, e baixo teor de lactose ou açúcar do leite, facilita a absorção do ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, E e contem triptofano, aminoácido que atua na produção do hormônio do bem estar e do sono.

Benefícios do kefir

Ótimo para regular a flora intestinal, melhorar a absorção dos nutrientes dos alimentos, alimento probiótico aumenta as bactérias do bem do nosso intestino e combate as bactérias do mal, o fungo da cândida. Um antibiótico natural que preserva as bactérias boas do nosso corpo.

Melhora a imunidade e resistência do corpo, ajuda combater alergias, digestivo, anti-inflamatório, melhora a pele e os cabelos, fortalece os ossos e os músculos, previne o câncer, melhora o humor e a disposição combatendo a depressão, ajuda emagrecer por dar saciedade, ser pouco calórico e de baixo índice glicêmico e melhorar o trânsito intestinal, ajuda ainda tratar úlceras e gastrite.

Como congelar os grãos de kefir

Colocar 1 a 2 colheres das de sopa de grãos de kefir num recipiente pequeno com tampa ou envolvido num plástico filme e congelar por até um ano.

Para descongelar deixar em temperatura ambiente  e em seguida alimentar com leite.

Como fermentar pão com kefir

Fermentar misturando um pouco de farinha de trigo com kefir por 2 dias.

No terceiro dia preparar a massa do pão.

Comente sobre os grãos de kefir e doações.

Assuntos do Artigo:
  • /sapatinho-completo-receita-passo-a-passo
  • chapéu de praia com nome como fazer onde comprar
  • quepe do leite Kefir do leite

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.